Palácio "Senador Alfredo Casemiro da Rocha"

Palácio

       O prédio da Câmara Municipal, à rua Dom Lino, 73,  passou a denominar-se Palácio "Senador Alfredo Casemiro da Rocha" após a promulgação da Lei nº 1.456/2016, de 21 de março de 2016. O projeto de lei do qual a lei derivou foi uma iniciativa do então Vereador Whendel Monteiro.

          

☆ 04/03/1856

†  29/12/1933

          Nasceu o Dr. Alfredo Casemiro da Rocha, na Bahia, em 04/03/1856, filho de Felipa Joaquina Dantas. Iniciou seus estudos, em 1862, fazendo o curso de humanidades no colégio Abílio (BA); em 1870, entrou na faculdade de Medicina da cidade da Bahia. Frequentando primeiramente o curso de farmácia, e logo após o curso médico, que defendeu tese, sendo aprovado com distinção, formando-se médico em 15/12/1877. Em seguida, veio para o estado de São Paulo, fixando residência em Avaré, inicialmente.

          Afetado por afecção pulmonar, Dr. Casemiro da Rocha procurou um clima que viesse a amenizar sua moléstia. Tal desejo levou-o a manter contato com o advogado-jornalista Benedito Velloso de Oliveira e Silva, na cidade de São Paulo, e de quem se tornou amigo,vindo a fixar residência em Cunha, em abril de 1878. Graças à sua bondade de coração e amor à profissão que abraçara, logrou amizade e simpatia do povo cunhense, tornando-se médico preferido da cidade. Logo que aqui chegou, ingressou no partido liberal, sendo eleito vereador para o ano de 1879. Nessa qualidade, apresentou projeto no sentido de proporcionar à população da cidade, água encanada; e exercia já a presidência da câmara, quando esse projeto se tornou realidade, em 1883.

          Foi abolicionista convicto, ligou-se a José do Patrocínio, Luiz Gama, Antonio Bento e outros; e, com Antonio Bento auxiliou a fuga de vários escravos de Cunha e de São Luiz do Paraitinga, além disso, comprou alguns escravos, dando-lhes imediata liberdade. Como um dos fundadores do Partido Republicano de Cunha, iniciou sua carreira política bem sucedida. Mais tarde após a proclamação da República, representou seu partido em várias ocasiões, tanto na assembleia provincial, como na assembleia geral. Proclamada a República, foi eleito, em 1892, deputado estadual e deputado federal, em 1894, pelo estado de São Paulo, sendo reeleito várias vezes. Em 1899, foi reeleito deputado federal, e em 1907, novamente eleito deputado estadual; logrou eleger-se senador por São Paulo, em 1925, posição que ocupou até 1930.

          Durante a epidemia de gripe que grassava em São Paulo, em 1910, ocupou a Presidência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, designado para assistir aos doentes do bairro do Brás, na capital de São Paulo.

          Após a revolução de 1930, teve cassado seu mandato de senador. Em 1932, já com 76 anos de idade, prestou serviço à Revolução Constitucionalista de 1932, como médico, no hospital do setor Cunha. Foi nomeado para exercer o cargo de Prefeito Municipal de Cunha pelo Doutor Armando Salles Oliveira, Interventor Federal no Estado de São Paulo, aos 16/12/1933, cargo em que veio a falecer em 29/12/1933.

          Fez de uma profissão sempre um sacerdócio, pois embora houvesse clinicado por mais de 50 anos, em Cunha, além de ocupar elevados cargos políticos, não deixou bens materiais aos seus descendentes. No entanto, sua memória é sempre reverenciada. Além do grupo escolar desta cidade, por que lutou pela sua implantação e que o tem como patrono, o governo do Estado, em 1962, deu o nome de Senador Casemiro da Rocha, ao grupo Escolar do bairro de Ouro Fino, São Bernardo; e a Prefeitura da Capital, por ocasião do centenário de seu nascimento, deu a denominação de Senador Casemiro da Rocha (Médico e Político) à antiga Avenida da Saúde, no bairro de Mirandópolis, na Capital. (Sala das sessões da Câmara Municipal de São Paulo, 26 de março de 1954).

          Dr. Alfredo Casemiro da Rocha colaborou ainda nos jornais de Cunha, desde sua vinda, em 1878, evidenciando, além da atividade política e médica, dotes literários extraordinários, nos singelas e simples poemas que escreveu, motivo por que o incluímos entre os poetas de Cunha, neste trabalho, além de político importante que também foi.

* foto cedida pela Direção da E.E."Dr. Casemiro da Rocha"

** biografia retirada do Livro "A História de Cunha" de João José de Oliveira Veloso - 2010 - JAC Gráfica e Editora - páginas 397 e 398.

*** agradecimento especial à Senhora Leni Aparecida de Campos Costa, Diretora da E.E."Dr. Casemiro da Rocha", pela colaboração na pesquisa.